UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELENICE SANTANA CURVELO
19/10/2023 08:29

DISCENTE: ELENICE SANTANA CURVELO
DATA: 19/10/2023
LOCAL: DFI
TÍTULO: ENSINO DE TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA USANDO A TEMÁTICA DE IRRADIAÇÃO DE ALIMENTOS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, Física Moderna, Irradiação de Alimentos, Radiação Ionizante, Espectro Eletromagnético.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um ProdutoEducacional que consiste em uma Sequência Didática (SD) abordando o temada irradiação de alimentos e explora conceitos da Física Moderna. Essa SDserá ministrada a uma turma do 2o ano do Ensino Médio em uma escolapública no interior de Sergipe, fazendo uso da metodologia ativa Instrução porPares (IpP). Durante o processo de ensino, os alunos serão incentivados aparticipar de debates relacionados à temática, culminando com a aplicação deum jogo interativo que explora o espectro eletromagnético. O ensino dessestópicos tem como propósito enriquecer a formação dos estudantes,promovendo o desenvolvimento de competências valiosas, como a atualizaçãocientífica, o estímulo ao interesse pela ciência, o aprimoramento dopensamento crítico e a preparação para o ensino superior. A escolha do temada irradiação de alimentos se justifica por sua natureza interdisciplinar erelevância para a compreensão de conceitos e aplicações em diversas áreas,incluindo física, química, microbiologia, segurança alimentar, saúde pública,sustentabilidade e meio ambiente. A irradiação de alimentos é uma técnica queexpõe os produtos alimentícios a uma dose controlada de radiação ionizante,com o objetivo de aumentar sua durabilidade e reduzir os riscos decontaminação. É importante que os alunos compreendam que a utilização daradiação ionizante visa garantir a qualidade dos alimentos, sendo umaalternativa eficiente e segura em comparação com o uso de pesticidasagrícolas. Além disso, a prática é promissora para prolongar a vida útil dosalimentos e minimizar as perdas nas colheitas. Por meio deste trabalho,espera-se que os estudantes se tornem agentes multiplicadores da importânciada Física Moderna em nosso cotidiano, além de adquirirem o conhecimento deque a radiação ionizante é segura para diversos fins, desde que utilizada demaneira apropriada.

Interno - 2448855 - TIAGO NERY RIBEIRO
Interno - 1551048 - LAELIA PUMILLA BOTELHO CAMPOS DOS SANTOS
Interno - 1527983 - JHON FREDY MARTINEZ AVILA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19142-da426f1ea9