Banca de QUALIFICAÇÃO: THAISE MELO DE ALMEIDA ALVES
11/10/2023 08:39
A tese tem como tema a potencial sinergia entre espacialidade, política e práxis ecológica a partir da ecomotricidade do pedalar na cidade de Aracaju-Sergipe. O objetivo geral é analisar como diferentes contextos urbanos da ecomotricidade do pedalar influenciam na construção das relações corpo-meio ambiente dos ciclistas. Para tanto, os objetivos específicos são: a) analisar como os corpos que pedalam estabelecem territorialidades a partir da sua relação com o ambiente; b) compreender as similaridades e diferenças entre os sujeitos que pedalam na forma como possivelmente associam suas vivências com a bicicleta e as questões ambientais; c) analisar os documentos voltados para a política de mobilidade por bicicleta de Aracaju. Como problema, a pesquisa deverá responder como a ecomotricidade do pedalar pode ser generativa no sentido de vivências ecológicas na cidade? O recorte espacial da pesquisa será na cidade de Aracaju-Sergipe, especificamente em quatro ciclovias selecionadas. A amostra irá contemplar sujeitos residentes em Aracaju que pedalam como alternativa ou complemento ao transporte e sujeitos que pedalam em vivências esporádicas com intencionalidade ao lazer. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa. Os dados serão coletados a partir de observações, entrevistas e análise documental. E, posteriormente, serão analisados com base na análise textual qualitativa (ATQ). Espera-se como resultado da pesquisa a obtenção de dados que possibilitem contribuir para a produção de conhecimento acerca da ecomotricidade e dos estudos do lazer, mais especificamente, em sua sinergia com os estudos sobre meio ambiente.
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