Banca de DEFESA: ANDRÉ ALMEIDA SILVA
02/10/2023 15:38
As Indicações Geográficas (IG) são importantes instrumentos para a proteção de nomes geográficos relacionados a produtos e serviços característicos, valorizando a cultura e a qualidade dos bens produzidos. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é desenvolver um modelo de gestão de marketing para negócios que atuam no segmento de Indicação Geográfica. Para tanto, é realizada pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando como fonte de dados: bases de artigos científicos e patentes, questionários e páginas de redes sociais on-line. Os resultados mostram que as práticas de marketing são influenciadas pelas tecnologias digitais; que o reconhecimento das indicações nordestinas refletiu positivamente no desenvolvimento regional; que é baixo o engajamento dessas IG nas redes sociais on-line; e que o Modelo de Gestão de Marketing para Negócios com IG (MGMIG), validado por especialistas com um índice de aceitação de 91%, tem a possibilidade de trazer mais reconhecimento aos referidos negócios. Enfim, este trabalho traz impactos de cunho acadêmico/teórico, ampliando discussões nas áreas abordadas; metodológico, fornecendo procedimentos que podem ser usados em novas pesquisas; educacional, contribuindo para estudos na área de Propriedade Intelectual; prático/social, apresentando um modelo para fortalecer territórios cultural e economicamente; e em políticas públicas, promovendo discussões sobre o papel dos governos e a importância das Indicações Geográficas para a sociedade.
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