Banca de DEFESA: VILMAR PRATA CORREIA
28/09/2023 17:04
O presente trabalho visa pesquisar e problematizar os modos pelos quais podemos compreender a constituição de si, a partir do jogo saber-poder, na relação estoica mestre-discípulo, dada a ver nas cartas de Sêneca a Lucílio. Tomo, portanto, o sujeito da atualidade sob a perspectiva das propostas de reflexão do filósofo francês Michel Foucault, almejando uma visada analítica e, ao mesmo tempo, crítica no que se refere às questões relacionadas à liberdade, à verdade e à subjetividade. Para isso, estabeleço como ponto de partida os estudos foucaultianos a respeito da filosofia greco-romana, delineando um recorte no helenismo e em suas respectivas referências sobre o estoicismo, mais especificamente, no que diz respeito às cartas de Sêneca direcionadas ao seu discípulo Lucílio, destacando traços importantes concernentes aos modos de cuidado e governo de si e do outro, presentes na relação pedagógica mestre-discípulo. Mais ainda, investigo como se dão os deslocamentos teórico-metodológicos desta pesquisa a fim de se pensar o sujeito da atualidade e seus desafios, referentes a uma constituição de si, pautada mais pela sabedoria do que pelas práticas de poder per se.
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