Banca de QUALIFICAÇÃO: SHEILA FABIANA DE SOUZA OLIVEIRA PAIVA
28/09/2023 13:33
Ancorada no âmbito da Linguagem, mais especificamente no componente curricular de Língua Portuguesa, esta pesquisa visa investigar as manifestações de aprendizado em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Mirorós, Ibipeba/BA. O foco recai sobre as habilidades metalinguísticas relacionadas ao aprendizado inicial da leitura, por meio de cantigas tradicionais de roda. Seu objetivo é explorar a aquisição da escrita e da leitura, especificamente examinando a relação desses processos com a consciência fonológica dos alunos no ciclo da alfabetização. As atividades foram elaboradas como propostas didáticas, fornecendo instruções detalhadas para o desenvolvimento da consciência fonológica. Elas foram integradas às atividades de leitura e escrita. Um manual está sendo desenvolvido, contendo uma coleção de atividades voltadas para o desenvolvimento da consciência fonológica a partir de cantigas de roda. O objetivo é incentivar os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental a incorporar em suas aulas atividades orais baseadas em cantigas, assim como jogos fonológicos, poesias, rimas, aliterações, parlendas, trava-línguas e histórias rimadas. As atividades propostas são direcionadas para alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental das séries iniciais. Elas foram desenvolvidas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), utilizando os campos de conhecimento e as habilidades associadas a cada atividade proposta.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e