Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS DE OLIVEIRA SANTOS
24/09/2023 21:06
O tema Origem do Universo se mostra relevante socialmente e seu ensino é estimulado por documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Mas quando se busca trabalhá-lo em sala de aula acaba gerando o encontro de ciência e religião. Revisões bibliográficas de publicações que estudam esse encontro indicam a necessidade de mais estudos que contribuam para demonstrar a importância de se trabalhar a relação entre ciência e religião no ensino de ciências, especialmente quando se discute o tema Origem do Universo. Essa pesquisa se propõe a realizar essa tarefa e para isso tem como objetivo geral descrever as compreensões dos professores de física, com diferentes visões de mundo e concepções sobre a relação entre ciência e religião, sobre o tema Origem do Universo, buscando associações entre suas visões sobre essas temáticas e possíveis efeitos na prática docente. Nesse sentido, ela verificará as hipóteses: Os professores não têm uma compreensão científica adequada acerca da origem do universo; há associações envolvendo as visões de mundo e algumas visões sobre a relação entre ciência e religião; não há uma associação entre a visão de mundo e uma adequada compreensão científica da origem do universo; há associações entre algumas visões sobre a relação entre ciência e religião e o nível de compreensão científica da origem do universo. O trabalho será baseado em estudos que debatem sobre visão de mundo, relação entre ciência e religião e cosmologia, tudo sendo relacionado com o ensino de ciências. Ela seguirá uma abordagem descritiva em um delineamento do tipo levantamento. Os participantes da pesquisa serão discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física (PPGPF) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), todos professores de física atuantes. Ela será realizada de forma on-line, através de respostas a um questionário enviado por e-mail. A análise dos dados se dará de forma quantitativa, mas para a última parte do objetivo geral usará também dados qualitativos presentes no referencial teórico. Os resultados têm o potencial de gerar informações importantes para um aprimoramento da discussão do tema na sala de aula e nas pesquisas em ensino de ciências.
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