Banca de QUALIFICAÇÃO: HUGO NILO ALECRIM PINHEIRO
13/09/2023 07:45
A emergência global criada pela COVID-19 confirmou que os maisafetados pelo vírus são os mais vulneráveis e marginalizados na sociedade. Apandemia não discriminou, mas teve um impacto desproporcionalmente negativosobre as crianças e adolescentes mais desfavorecidas social e economicamente.Dessa maneira, nesse estudo, objetiva-se avaliar a saúde mental de escolaresadolescentes após o período de distanciamento social devido a pandemia porCOVID-19, em uma comunidade com recente episódio de violência e suicídio entreescolares. Objetiva-se também relacionar os achados da presença e intensidade desintomas de depressão e de ansiedade com condições sociodemográficas,econômicas e experiências pessoais e familiares ao contexto do distanciamentosocial. Para isso foram aplicados os questionários: “Children Depression Inventory” –CDI, Beck’s Depression Inventory” – IDB e “Multidimensional Anxiety Scale forChildren” – MASC, além de um questionário sociodemográfico do participante dapesquisa e outro do cuidador principal. A coleta de dados foi realizada no segundosemestre letivo de 2022, com adolescentes com idades entre 15 e 19 anos,estudantes de uma escola pública com episódio recente de suicídio entre os alunose inserida numa comunidade com episódio também recente de violência nasescolas. Durante toda a pesquisa foram realizadas palestras na escola participante,com abordagem de temas relevantes à prevenção em saúde mental. A análise dosresultados aconteceu categorizada pela presença ou não de sintomas depressivos eou ansiosos, de acordo com o ponto de corte de cada instrumento (CDI, maior ouigual a 18, IDB, maior ou igual a 10 e MASC, maior ou igual a 56).
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