Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CÉLIA SANTANA MORAIS
14/09/2023 09:00
A formação do leitor crítico é um dos maiores desafios na práxis docente, especialmente, no campo artístico-literário, quando se assume uma abordagem interacional, explorando atividades com o gênero discursivo conto realista fantástico. Dessa forma, a partir da organização de práticas de leitura por meio do conto fantástico de João do Rio O homem da cabeça de papelão, essa pesquisa tem como objetivo principal investigar as possibilidades de realização de uma proposta de trabalho de leitura explorando o posicionamento ético-valorativo do autor, personagens, leitor e discursos nas interações verbais desenvolvidas em uma classe do ensino fundamental. Para tanto, a pesquisa propõe uma análise sobre as contribuições dos estudos de BAKHTIN (2002, 2011, 2016, 2017, 2020) e VOLÓCHINOV (2017, 2019) que explore as capacidades de linguagem de ressignificação valorada de acordo com CARVALHO (2021). Neste contexto, investigamos a possibilidade de desenvolver uma oficina de leitura que adote os princípios do dialogismo e a percepção dos atos verbais axiológico-ideológicos nos enunciados presentes no conto a ser analisado e compreendido na relação com outras vozes e discursos externos ao texto. Sob a perspectiva dos estudos do círculo de Bakhtin, buscamos promover a compreensão ativa dos enunciados e buscarmos parâmetros de interpretação do gênero discursivo conto fantástico produzido por João do Rio, ressaltando as regularidades do gênero do ponto de vista da forma composicional, dos estilos de linguagem do autor e a abordagem temática diante das condições de produção e recepção do texto, além da reconstrução das representações sociais e o reconhecimento de posicionamentos ético-valorativos com base no confronto de consciências que é representado no interior da escrita.
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