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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSEFA BARBOSA DO NASCIMENTO
29/08/2023 15:53


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSEFA BARBOSA DO NASCIMENTO
DATA: 30/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: REMOTO
TÍTULO: BORDANDO CRÔNICAS: UMA PROPOSTA DE ESCRITA PARA O 9º ANO
PALAVRAS-CHAVES: crônica; escrita processual; leitura; cultura local
PÁGINAS: 53
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Reconhecida como um dos principais lugares em que se dá o processo de ensino-aprendizagem, à escola cabe a tarefa desenvolver as competências leitora e escrita dos estudantes, habilidades imprescindíveis à inserção desses sujeitos em sociedade. Tal incumbência tem sido, ano sobre ano, preocupação dos professores, muitas vezes responsabilizados pelos baixos índices que os alunos demonstram em exames de avaliação em larga escala. A par desse cenário de cobrança e luta pela melhoria do ensino, sobremaneira após as dificuldades intensificadas pela pandemia COVID-19, emerge este estudo, cuja proposta é desenvolver a competência escrita dos alunos a partir de uma sequência de atividades centradas na leitura e produção autoral do gênero crônica. Para tanto, recorrer-se-á, com o fito de realçar a produção literária feminina sergipana, à obra intitulada Apenas fugindo, da tobiense Thiarlley Valadares. Metodologicamente, a proposta, a ser aplicada junto a uma turma de 9º ano Escola Municipal de Ensino Fundamental Telma de Souza Almeida, situada em Tobias Barreto-SE, dará vez a uma sequência didática constituída de 6 módulos, organizados em 15 aulas. Teoricamente, ganham destaque, entre outros, estudos como os de: i) Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2004) e Cândido (1980, 1992, 1993), como fôlego para discussões que dizem respeito à pesquisa e ao trabalho com gêneros textuais; ii) Leffa (1996), Solé (2015) e Koch e Elias (2009), que versam sobre a natureza e a importância do desenvolvimento de estratégias de leitura; e iii) Passareli (2004, 2012), Silva e Cardoso (2015), Silva et al (2018) e Soares (2009), para quem a escrita é uma atividade eminentemente processual. A hipótese é a de que, após aplicação da sequência – que resultará em um Caderno Pedagógico destinado a professores de língua portuguesa –, os alunos estarão familiarizados com a natureza processual da escrita, especialmente em relação ao gênero crônica, com o diferencial de conhecerem um pouco mais sobre a produção literária feminina do município onde habitam.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA
Interno - 1061394 - ADRIANA DALLA VECCHIA
Externo à Instituição - ANTONIETA BURITI DE SOUZA HOSOKAWA

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