Banca de QUALIFICAÇÃO: WILLIAN DOUGLAS DE OLIVEIRA
28/08/2023 10:14
Os produtos educacionais desenvolvidos no âmbito do MNPEF têm o objetivo de diversificar a forma de ensino e aproximar os estudantes de uma grande variedade de ramos científicos envolvendo à Física. Diante deste cenário, propomos, neste trabalho, uma ferramenta de análise de conteúdos que aproveita a disposição de diversas dissertações e produtos do MNPEF para compor uma sequência didática que cobre um bimestre de conteúdos sobre as Leis da Termodinâmica, respeitando a ementa tradicional do segundo ano do ensino médio, mas adotando para cada tópico dela materiais do MNPEF e com o fechamento avaliativo utilizando um jogo em Scratch desenvolvido por nós. Para a seleção das dissertações que comporão o planejamento, utilizamos uma planilha com uma matriz tendo diversos campos de análise de cada dissertação, levando-se em conta desde aspectos relativos ao tempo de aplicação, metodologia e custo de execução. O processo de análise propõe um ranquemento de grandezas quantitativas, em sua maioria, e impressões qualitativas que resultam em um índice final que será levado em consideração para a escolha das dissertações que serão aplicadas no período bimestral conforme nosso objetivos e limitações. Durante o processo de aplicação das dissertações escolhidas, será sugerido aos alunos o desenvolvimento de um jogo no formato “quiz” interativo, usando o software Scratch, trabalhando os tópicos de termodinâmica que foram abordados durante o bimestre. O objetivo dessa produção é analisar o potencial de compreensão e aprendizagem dos alunos como resultado da vivência dos alunos frente aos produtos educacionais aplicados.
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