Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANE DA CONCEIÇÃO SANTANA BORGES
25/08/2023 08:47
Não se sabe ao certo quando desabrochou no homem a capacidade da fala, mas sabe-se que todos os povos tiveram ou tem uma cultura oral, mas nem todos desenvolveram práticas de escrita. A oralidade está presente no nosso dia a dia e é fundamental para a existência dos humanos em sociedade. É considerada aprendizagem essencial, uma vez que é contemplada como componente curricular na BNCC, mas isso não significa que a escola venha dando a devida atenção ao tema em sala de aula. Da narração à argumentação os gêneros discursivos orais alicerçam as relações sociais. O presente estudo, que tem como público-alvo discentes no 9° ano de uma escola pública estadual da Bahia, pretende: (I) avaliar, a partir de critérios pré-estabelecidos, o desempenho dos alunos durante a prática do gênero discursivo oratória, (II) descrever os elementos que fragilizam a força ilocucionária e (III) propor sequência didática que oportunize a reflexão e o contato com gêneros orais formais, com vistas a aperfeiçoar a sua performance no exercício de orador. Estamos apoiados nos pressupostos de Bakhtin (2003), bem como nos fundamentamos em Marcuschi (2007) para discutirmos a importância dos gêneros textuais nos ambientes escolares. Já para compreender os parâmetros de oralidade que podem ser verificados, analisados e burilados, buscamos apoio em Freitas (2019).
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