UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: IARA FERREIRA DA SILVA
24/08/2023 10:17

DISCENTE: IARA FERREIRA DA SILVA
DATA: 18/09/2023
LOCAL: NIPPEC
TÍTULO: TRANSTORNOS MENTAIS EM TRABALHADORES RURAIS DO MUNICÍPIO DE MONTE ALEGRE DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Transtornos Mentais Comuns, Agricultor, Saúde pública.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Os Transtornos Mentais Comuns (TMC) são resultados de condições de saúde queinterfere no emocional, social e intelectual do indivíduo. A depressão e a ansiedadesão consideradas os transtornos de saúde mais recorrentes. Pesquisas revelam quealgumas ocupações e grupos específicos apresentam taxas aumentadas deacometimento. Entre eles, estão os trabalhadores rurais. Essa pesquisa tem comoobjetivo avaliar a prevalência de TMC em trabalhadores rurais do Município deMonte Alegre de Sergipe. O estudo será do tipo analítico, descritivo, de cortetransversal e com análise de dados do tipo quantitativa. A população do estudo foicomposta por agricultores e a coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de doisquestionários, um questionário estruturado com os seguintes itens: identificação,perfil sociodemográfico do trabalhador, história social e familiar, estado de saúde emorbidades, e produção rural. Além deste, foi utilizado o Hospital Anxiety andDepression Scale (HADS), escala multidimensional, que avalia os níveis deansiedade e depressão. Com base nos dados coletados até o momento, observa umpredomínio de indivíduos do sexo masculino na agricultura, com baixa escolaridadee uso direto de agrotóxicos. E quanto aos níveis de prevalência de ansiedade edepressão, verifica índice elevado nas mulheres.

Presidente - 1683809 - DEISE MARIA FURTADO DE MENDONCA MARTINS
Interno - 3026181 - LÍVIA CRISTINA RODRIGUES FERREIRA LINS
Externo ao Programa - 1625717 - JOILSON PEREIRA DA SILVA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e