Banca de DEFESA: LUIS EDUARDO SANTOS ARAUJO
22/08/2023 15:10
Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa das ciências empíricas e aplicadas da religião, no projeto de pesquisa música e religião, perspectivas e diálogos da religião na música e da música na religião. Tendo como objetivo central a análise da presença do religioso na música, utilizando o samba, gênero musical brasileiro, como fio condutor (e especificamente na obra de Zeca Pagodinho), considerando que a música permite uma compreensão de aspectos culturais e históricos de um povo, assim como a presença de uma manifestação religiosa. Concernente aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental, com caráter de pesquisa exploratória, considerando essa perspectiva, adotamos um recorte temporal (1986-2008) da obra do referido sambista na investigação da presença do religioso, buscando trilhar metodologicamente a orientação de Bardin (2016), na perspectiva da análise de conteúdo. Como eixo norteador debruçamo-nos no período indicado, avaliando um prévio estudo das músicas e tendo como etapa posterior uma categorização para uma melhor utilização e análises das obras musicais do cantor e finalizando com a observação e tratamento das informações apresentadas. Como embasamento teórico, caminhamos com as estimáveis contribuições de William James, Carl Jung, Rudolf Otto, Mirceia Eliade, Flávio Senra, Nei Lopes, Maria Jeane dos S Alves, Carlos Calvani, dentre outros pesquisadores.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19142-da426f1ea9