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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSEFA CAETANO MARQUES
22/08/2023 13:58


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSEFA CAETANO MARQUES
DATA: 25/08/2023
HORA: 16:00
LOCAL: Presencial/DID 07 SALA 302
TÍTULO: ESCRITOMIA: UMA PROPOSTA DE ESCRITA PROCESSUAL PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: ensino da escrita; gênero notícia; ludicidade.
PÁGINAS: 46
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:

A escrita, sobremaneira a partir do trabalho com gêneros, ocupa lugar fundamental no desenvolvimento de diferentes habilidades cognitivas, enunciativas e discursivas dos discentes. Apesar de estar inserida no contexto social, os alunos ainda sentem muita dificuldade de registrar seus posicionamentos nessa modalidade e raramente reconhecem a reescrita como uma etapa indispensável para o clareamento das ideias e respectiva atribuição de sentido que desejam imprimir aos textos. A par dessa realidade e à luz de uma perspectiva processual, segundo a qual a escrita é uma atividade que se materializa em diferentes estágios, o projeto “Escritomia: uma proposta de escrita processual para os anos finais do ensino fundamental” objetiva tomar a escrita como objeto de ensino, através de uma prática interacional que leve em consideração a ludicidade, a intervenção e a mediação do professor. Metodologicamente, dará vez ao desenvolvimento de uma Trilha Didática constituída de 08 módulos de atividades de produção textual que incluirão, entre outras, o gênero notícia, o podcast, um jogo – denominado Textícia – e as práticas de retextualização e reescrita de textos. Tais ações serão aplicadas junto a uma turma do 8º ano da Escola Municipal José Osete de Carvalho, Cardeal da Silva/BA, e culminarão na produção de um Caderno Pedagógico com orientações técnicas para eventual replicação em outras séries e/ou espaços escolares. Em termos teóricos, serão considerados, entre outros, autores como Almeida (2009), Berto e Greggio (2021), Costa Val (2009), Marcuschi (2010), Passarelli (2001, 2011, 2012) e Silva (2015, 2018, 2019), cujas reflexões endossam uma perspectiva de ensino centrada no florescimento da autonomia dos discentes. A hipótese é a de que, ao final deste trabalho, os discentes compreenderão o dinamismo inerente à atividade escrita, a partir da produção de textos mais claros e autônomos, em face de diferentes propósitos interativos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA
Interno - 1061394 - ADRIANA DALLA VECCHIA
Externo ao Programa - 022.176.865-34 - DENISE PORTO CARDOSO

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