UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: BEATRIZ DA CRUZ SANTOS
22/08/2023 10:16

DISCENTE: BEATRIZ DA CRUZ SANTOS
DATA: 29/08/2023
LOCAL: Sala de reuniões do DNUT
TÍTULO: Avaliação da efetividade de uma intervenção nutricional baseada no grau de processamento dos alimentos para o controle metabólico de indivíduos com diabetes mellitus tipo 2
PALAVRAS-CHAVES: Educação Alimentar e Nutricional; Guias Alimentares; Ensaio clínico; Revisão Sistemática; Diabetes mellitus tipo 2.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

Estratégias nutricionais que envolvem a abordagem de ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), individual ou em grupo, podem promover maior conhecimento das consequências das escolhas alimentares para o controle metabólico no diabetes mellitus tipo 2 (DM2), favorecendo uma alimentação com melhor qualidade. Nessa perspectiva, o conhecimento sobre grau de processamento dos alimentos pode dar autonomia para os indivíduos com DM2 nas escolhas de alimentos que promovam maior controle metabólico. Dessa forma, os objetivos deste estudo foram discutir as evidências da relação da qualidade da dieta na melhora do controle glicêmico de indivíduos com DM2, a partir de intervenções em saúde, ao mesmo tempo avaliar a efetividade de uma estratégia nutricional baseada no grau de processamento dos alimentos para o controle metabólico de indivíduos DM2 a partir de dados preliminares. Inicialmente, realizou-se uma revisão sistemática (PROSPERO nº CRD42023430036). As buscas dos estudos foram realizadas em seis bases de dados (Web of Science, Medline (via PubMed), Embase, Bireme, Scopus e CINAHL) e na literatura cinzenta (google acadêmico), incluindo ensaios clínicos randomizados (ECR) que avaliaram a efetividade de intervenções em saúde em indivíduos adultos e idosos com DM2 e que apresentaram dados da qualidade da dieta, avaliada por meio de índices dietéticos, e do percentual de hemoglobina glicada (%HbA1c). Em paralelo, realizou-se um ensaio clínico, aleatorizado e controlado, com avaliador cegado. Participaram indivíduos com DM2 assistidos pela Atenção Primária à Saúde (APS) do Estado de Sergipe, de ambos os sexos, com idade entre 20 e 70 anos, os quais foram randomizados para o grupo controle que recebeu os cuidados usuais da APS ou para o grupo intervenção que também recebeu os cuidados da APS mais as ações de EAN, com duração de 16 semanas de acompanhamento. A intervenção incluiu oito ações de EAN baseadas no grau de processamentos dos alimentos e nas orientações do Guia Alimentar para população brasileira, realizadas em grupo, por UBS, a cada 15 dias. Marcadores do controle glicêmico e lipídico e avaliação antropométrica e da pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD) foram avaliados antes e após a intervenção. Quatro ECR foram incluídos na revisão sistemática, sendo que a avaliação da qualidade foi realizada pelos índices AHEI, HEI-2010, DQI-I e DQI-R. As intervenções em saúde promoveram a redução do %HbA1c em dois estudos, e esses resultados foram correlacionados com a melhora da qualidade da alimentação (pontuações do AHEI e DQI-I) nos grupos intervenção. O uso de rótulos alimentares para melhorar a qualidade da dieta reduziu em 0,08% o %HbA1c no grupo intervenção em comparação com o controle. Apenas um estudo não observou associações significativas entre a qualidade da alimentação e o %HbA1c. O ECR incluiu 130 indivíduos com DM2, 68 no grupo intervenção e 62 no grupo controle, sendo que 39 e 24 indivíduos completaram o estudo, respectivamente A maioria era do sexo masculino (51,5%) e apresentavam sobrepeso ou obesidade (89,3%). As análises de intenção de tratar mostraram que PAS (p=0,019), PAD (p=0,045), insulina (p=0,006), colesterol total (p=0,025), HDL-c (p=0,032), não-HDL-c (p=0,027) e LDL-C (p=0,026) reduziram no grupo intervenção quando comparado ao momento inicial. Enquanto, nas análises per protocolo somente a concentração de insulina no grupo intervenção reduziu após as ações, e as diferenças nas mudanças mostraram que a redução no %HbA1c (p=0,037) e PAS (p=0,017) do grupo intervenção foi maior do que o controle. Assim, intervenções em saúde promoveram melhora da qualidade da alimentação e do controle glicêmico em indivíduos com DM2 observadas pela revisão sistemática. Enquanto, a intervenção de EAN baseada no grau de processamento dos alimentou parece melhorar os marcadores metabólicos, sendo necessário ampliar o número de participante para aumentar o poder estatístico.

Presidente - 2021286 - LILIANE VIANA PIRES
Interno - 2020815 - ANDHRESSA ARAUJO FAGUNDES
Interno - 2020866 - ANA MARA DE OLIVEIRA E SILVA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e