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Notícias

Banca de DEFESA: FERNANDA JACOMO VIANA
18/08/2023 08:33


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA JACOMO VIANA
DATA: 31/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Didática 7, no Campus de São Cristóvão
TÍTULO: Silenciamento ambiental da Caatinga frente aos demais domínios morfoclimáticos brasileiros nos livros didáticos do PNLD de 2021
PALAVRAS-CHAVES: Biomas brasileiros, Caatinga, livros didáticos, PNLD, justiça ambiental, racismo ambiental, análise de conteúdo.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O presente estudo avalia o enfoque dado à Caatinga em relação aos demais domíniosmorfoclimáticos brasileiros. Afinal, apesar de ser o único bioma exclusivamentebrasileiro, com grande biodiversidade e alta taxa de espécies endêmicas, a Caatinga nãorecebe o reconhecimento e a importância que merece. Isso se reflete na alta taxa deperda de área natural, menor investimento em conservação e em apenas 2,2% da suaárea protegida por unidades de conservação integral. A escolha dos livros didáticos sejustifica pelo seu papel formador, capaz de reproduzir ideologias, estereótipos epreconceitos presentes na sociedade. Portanto, é importante analisar se a Caatinga estásendo silenciada em relação aos outros biomas brasileiros e se a sua abordagem estárestrita apenas aos seus aspectos climáticos adversos, reproduzindo o racismo ambientaljá verificado na representação dos povos tradicionais e seus meios de subsistência emlivros paradidáticos distribuídos pelo Fundo Nacional para Desenvolvimento daEducação (FNDE). Para isso, foram analisadas as obras aprovadas no Guia do LivroDidático das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT), bem como deCiências Humanas Sociais e Aplicadas (CHSA) por terem ligação com o tema emquestão, nos quais a área de CNT possui sete coleções aprovadas e analisadas, já o aárea de CHSA possui quatorze coleções aprovadas, mas apenas onze puderam serencontradas e verificadas durante a pesquisa. A metodologia adotada é Quali-quantitativa, utilizando os pressupostos metodológicos da Análise de Conteúdo deBardin. Os dados são discutidos à luz da justiça ambiental e do papel que a educaçãoambiental libertadora possui para gerar o senso de pertencimento e/ou reconhecimentoda importância da Caatinga para o equilíbrio ecossistêmico, com consequentevalorização dela como patrimônio brasileiro, afinal, embora haja pequenos avanços naapresentação da Caatinga nos livros didáticos quando se compara trabalhos anterioresfeitos com versões do triênio de 2018 do PNLD, ainda há uma redução do espaçodedicado as suas belezas, biodiversidade e importância ecológicas no entanto, a ênfaseas suas características climáticas adversas e paisagem seca predomina na maior partedas obras verificadas nesse estudo. Dessa forma, apontamos tais aspectos visandofomentar novas formas de abordagem da Caatinga nos livros didáticos e incentivar umaatuação crítica dos docentes na educação básica brasileira.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANIELA SANTOS MACHADO
Presidente - 1881178 - MARCOS VINICIUS MEIADO
Interno - 023.678.255-05 - TAINAN AMORIM SANTANA

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