Banca de DEFESA: MAÍSA CARVALHO SILVA
16/08/2023 18:19
A presente dissertação buscou analisar as relações entre a Desregulação Emocional (DE), os sintomas de ansiedade e de depressão em estudantes de mestrado e de doutorado por meio de dois estudos. No estudo 1, realizou-se uma revisão de escopo acerca da relação entre a DE, os sintomas de ansiedade e de depressão em adultos por meio de três objetivos norteadores: (1) conceitos de DE adotados na literatura, (2) formas de mensuração para avaliar a DE na ansiedade e na depressão e (3) achados sobre a capacidade preditiva da DE. Os resultados do primeiro estudo indicaram que os conceitos de DE utilizados nos estudos analisados incluíram elementos relativos às estratégias de RE, emprego de objetivos, além de consciência, compreensão e aceitação das emoções, que a Difficulties in Emotion Regulation Scale (DERS) foi o único instrumento utilizado para mensurar a DE e que a DE apresenta um bom potencial preditivo para quadros ansiosos e depressivos. Já no segundo estudo, que objetivou rastrear os sintomas de ansiedade e de depressão em pós-graduandos e testar modelos preditivos em que as preocupações sobre a pós-graduação e a DE foram as variáveis preditoras, encontrou-se que os pós-graduandos apresentaram altos índices de sintomatologias ansiosas e depressivas, além de que os modelos preditivos testados apresentaram boas capacidades de predizer os sintomas ansiosos e depressivos nessa população. Acredita-se que esses estudos podem auxiliar na formulação de estratégias e de ações, especialmente preventivas, que busquem compreender as necessidades dos pós-graduandos e o potencial contexto estressor vivenciado por eles a fim de evitar desfechos em saúde mental que possam dificultar a vivência da pós-graduação.
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