Banca de DEFESA: MARIA VALDECI DOS SANTOS
14/08/2023 18:37
A leitura amplia as relações sociais dos indivíduos e os enriquece culturalmente. Avaliações estandardizadas como Prova Brasil e PISA que aferem o desempenho em leitura evidenciam que a compreensão média dos estudantes é literal, que há pouca abstração e tende a se restringir a frases curtas. Desenvolver a competência de leitura e de escrita deve ser papel prioritário na escola. A prática de leitura durante as aulas mostra-se insuficiente ou pouco estimuladora para que se alcance a proficiência necessária para a compreensão dos textos lidos. Ciente dessa problemática e do quão importante é o domínio e o uso efetivo das linguagens nas práticas socias, o presente trabalho dá atenção ao uso de estratégias e da mediação de leitura com o intuito de primeiro, despertar a vontade de ler e assim desenvolver a habilidade leitora e formar leitores curiosos e capazes de buscar suas próprias leituras. A pesquisa procura articular filmes cujo enredo tem por base personagens míticos com textos da mitologia, intencionando verificar se essa articulação provocará o interesse dos alunos na busca de outras leituras interdiscursivas. Os discentes participantes são do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada em Aracaju SE. A metodologia empregada é a da pesquisa-ação subsidiada pelo pensamento de SOLÉ (1998), FREIRE (1988), KOCH e ELIAS (2017), FERRAREZI e CARVALHO (2007), KLEIMAN (2016), NAPOLITANO (2018) entre outros.
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