Banca de DEFESA: DANIELLE NERES DOS SANTOS
14/08/2023 18:37
Este trabalho de pesquisa-ação pauta-se em práticas de leitura para aprimorar os níveis de habilidades leitoras dos estudantes do 8º B, matriculados na Escola Estadual Monsenhor Carlos Camélio Costa. Durante o percurso de investigação, verificou-se a dificuldade dos discentes em aspectos de compreensão leitora dos textos multissemióticos. Logo, para contribuir com o processo de aprendizagem dos discentes da referida instituição e para colaborar com a formação de professores da Educação Básica, foi produzido um caderno pedagógico como produto educacional a partir do gênero notícia publicada em rede social. Com o intuito de ampliar competência leitora, foram selecionadas e aplicadas atividades que contemplam a leitura, a análise e a interpretação de notícias, devido também a uma lacuna no desenvolvimento de habilidades leitoras quanto a textos informativos. Além disso, em tempo de pós-verdade, os estudantes estão suscetíveis ao compartilhamento de informações falsas, o que se torna imprescindível uma intervenção categórica para que eles possam analisar elementos multissemióticos a fim de verificar da informação e evitar consequências provenientes da ausência de uma leitura crítica e reflexiva. Com a aplicação do produto educacional, obteve-se um resultado satisfatório, produtivo e significativo, já que, com as atividades desenvolvidas, os discentes puderam perceber a leitura como uma prática social necessária para a vida. Assim, espera-se que esta pesquisa e a sequência didática aqui apresentada contribuam para possíveis mudanças no contexto educacional, envolvendo o ensino de língua. Como suporte teórico, tal trabalho embasou-se em: Leffa (1996), Marcuschi (2008), Rojo (2012 e 2013), Santaella (2012), Solé (2014), Kress e Van Leuween (2010), Koch e Elias (2018), Soares (2009), Fairclough (1998) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004).
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e