UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: ELIS REJANE ARAUJO SANTANA
10/08/2023 11:24

DISCENTE: ELIS REJANE ARAUJO SANTANA
DATA: 25/08/2023
LOCAL: a definir (UFS)
TÍTULO: FATORES ASSOCIADOS AO RISCO DE DOENÇAS DE TRANSMISSÃO HÍDRICA E ALIMENTAR EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ESCOLAR: PRIMEIRA AVALIAÇÃO NACIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Alimentação Escolar. Boas Práticas de Manipulação. Segurança Alimentar. Medição do Risco. Doenças Transmitidas por Alimentos.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

O Programa Nacional de Alimentação Escolar é destaque nacional e internacional por abranger a alimentação como Direito Humano à Alimentação Adequada e a Segurança Alimentar e Nutricional, objetivando contribuir para o desenvolvimento biopsicossocial, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis. Um dos principais marcos do programa foi a promulgação da Lei nº 11.947/2009, pois por meio dela foi garantida uma alimentação saudável e diversificada, a valorização da agricultura familiar e o emprego das Boas Práticas promovendo condições higiênico-sanitárias adequadas. A avaliação de risco determina o risco e estima o potencial de efeitos adversos à saúde quando um indivíduo ou população é exposto a um perigo. O presente estudo objetivou avaliar as Unidades de Alimentação e Nutrição Escolar de escolas públicas brasileiras quanto ao grau de risco de Doença de Transmissão Hídrica e Alimentar e seus fatores associados. Trata-se de um estudo transversal, que utilizou dados obtidos de dois Questionários (identificados como: QA - Caracterização da unidade amostrada (escola) e QF - Avaliação da unidade de alimentação escolar) da Pesquisa Nacional do Consumo Alimentar e Perfil Nutricional de Escolares, Modelos de Gestão e de Controle Social do Programa Nacional de Alimentação Escolar, conduzida pela Associação Brasileira de Nutrição em 2007. A amostra foi representativa das escolas públicas de ensino fundamental do Brasil. A avaliação das escolas ocorreu por meio do cálculo e categorização de risco (variável dependente), de acordo com a metodologia desenvolvida e validade por Viera et al. (2022), dicotomizada para Médio/Alto Risco (sim/não). Os fatores preditores do risco (variáveis independentes), tais como adequação às boas práticas de manipulação, localização da escola, presença de serviços de saneamento básico e vinculação administrativa, foram analisados por Regressão Logística Múltipla. As análises foram realizadas em programa estatístico SPSS versão 28 e Stata versão 9 considerando nível de significância de 5%. Aplicaram-se análises descritivas, teste de Qui-quadrado de Pearson e Regressão Logística Múltipla. A pesquisa de base foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da União Social Camiliana - Centro Universitário São Camilo, com número de Parecer 022/07. Das 937 Unidades de Alimentação e Nutrição Escolar (UANE) brasileiras analisadas, 31,1% concentravam-se na região Nordeste e 24,5% no Norte, estando a maioria localizada na zona urbana (85,3%) e com gestão própria (92,8%). Observou-se que para as boas práticas 42,8% das UANE estavam entre 51 e 75% de conformidade (Grupo 2). Na avaliação do grau de risco 44,8% (n=420) das UANE apresentaram Médio/Alto Risco de desenvolver surto de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA), havendo relação estatística significativa (p<0,05) com as boas práticas, região brasileira, tipo de gestão, rede de esgoto, destino do lixo e localidade (rural e urbana). Concluo, portanto, que a probabilidade de as UANE de escolas públicas brasileiras terem Médio/Alto Risco de DTHA está relacionada à apresentação de 51 a 75% de conformidade para as Boas Práticas, não ter coleta de lixo e ser da região Norte ou Nordeste, enquanto que estar ligada à rede de esgoto reduz a probabilidade de Médio/Alto Risco de DTHA.

Presidente - 2215315 - SILVIA MARIA VOCI
Interno - 1683778 - ELMA REGINA SILVA DE ANDRADE WARTHA
Externo à Instituição - LAIS MARIANO ZANIN

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e