Banca de QUALIFICAÇÃO: WILLIAN LIMA SANTOS
10/08/2023 07:58
A investigação em tela, ligada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS), e integrada a Linha de Pesquisa Formação e Prática Docente e ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS/CNPq) objetiva compreender como as práticas docentes oriundas da experiência com os dispositivos móveis, no Ensino Remoto Emergencial (ERE), estão presentes no contexto da sala de aula, ao considerar o itinerário prático e formativo vivenciado pelos professores durante a pandemia. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com viés descritivo e exploratório, caracterizado como estudo de caso com base nos pressupostos metodológicos de Robert Yin (2006). Os interagentes da pesquisa são professores efetivos atuantes no Ensino Fundamental público em Jeremoabo/BA, lotados em três instituições municipais localizadas no centro da cidade. Para a produção e coleta dos dados, estamos utilizando questionário, entrevista semiestruturada e análise de documentos (instruções normativas, resoluções, publicações em redes sociais, etc.). Os dados serão analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo na perspectiva de Laurence Bardin (2016). Almejamos com esse estudo propor reflexões acerca das mudanças tecnológicas ocorridas na Educação jeremoabense e na prática docente a partir do que foi vivenciado e experienciado pelos professores com o ensino remoto. Logo, acreditamos que tais experiências foram capazes de aperfeiçoar as competências e habilidades docentes com o digital, potencializando o processo de apropriação tecnológica para o uso dos dispositivos móveis com fins didático-pedagógicos no âmbito da sala de aula.
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