Banca de DEFESA: JOANNE DE OLIVEIRA ANUNCIAÇÃO
10/08/2023 06:56
Este estudo teve como objetivo investigar o impacto dodesenvolvimento cognitivo e de mensagens de socialização antirracista na expressão doracismo a partir de preferências e estereótipos em crianças brancas de 5 a 10 anos. Paraaferir o desenvolvimento cognitivo das crianças utilizamos a medida da Teoria daMente ou percepção do ponto de vista do outro, utilizando a dramatização de umasituação de brinquedo entre crianças representadas por duas bonecas de pano. Paraanalisar o impacto das mensagens de socialização étnico-racial das criança em suaspreferencias e nos estereótipos foram utilizados dois trechos de um mesmo desenhoinfantil. Os outros fatores investigados foram aferidos a parir de distribuição derecompensa, escala de distanciamento social e escala de estereótipos. Os resultadosmostram que não houveram impactos significativos entre a mensagem de socializaçãoantirracista e as preferencias das crianças, foi possível identificar grande preferênciaendogrupal da amostra para todos os níveis de distanciamento social e maior alocaçãode estereótipos negativos a os negros.Concluímos salientando sobre as dificuldades relacionadas ao tamanho da nossaamostra, mas defendendo que é fundamental a promoção de uma socialização étnico-racial ativa e focada no reconhecimento do racismo para todos os grupos étnicos-raciaisdesde da tenra infância e que medidas antirracistas sejam empreendidas na escola e nafamília
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