Banca de DEFESA: ROBSON FRANCISCO DOS SANTOS
08/08/2023 20:29
Nesta dissertação, descrevemos o conceito de volume dos principais sólidos geométricos estudados no ensino fundamental e médio – modalidade de ensino a qual o PROFMAT se destina a capacitação dos docentes da rede de ensino. No estudo deste trabalho, priorizou-se o cálculo de volume do prisma, da pirâmide, do cilindro, do cone e da esfera, em duas vertentes: princípio de Cavalieri – método muito presente nos livros didáticos da última etapa da educação básica e o uso do processo de integração como método alternativo nas deduções das fórmulas de volume dos sólidos aqui estudados. Também é inserido no texto uma abordagem sobre a aplicação do conceito de volume abordado em algumas avaliações externas– OBMEP e ENEM; além de retratar a importância histórica da geometria espacial, seu ensino e sua aprendizagem tanto na vida escolar dos discentes quanto no seu convívio social. Por fim, como processo de intervenção no ensino básico, foi feito um estudo de campo com discentes da rede pública do município de Aquidabã-SE, mostrando a aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula sobre o conceito de volume, seja ele empírico ou cognitivo, e o impacto desse aprendizado na tomada de decisão de um cidadão que visa melhorar sua produção de insumos alimentícios para criação de gado, sem perder de vista o custo/benefício de todo esse processo.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e