UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 27 de Abril de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de DEFESA: WALLISSON ALMEIDA BARROS
08/08/2023 20:29


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALLISSON ALMEIDA BARROS
DATA: 30/08/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Sala de seminários do DMA
TÍTULO: O ciclo do ensino da trigonometria: Teoria, aplicações e uma proposta de intervenção na educação básica.
PALAVRAS-CHAVES: Trigonometria no triângulo retângulo; arco trigonométrico; ˆ funções trigonométricas; ENEM; OBMEP; material manipulável
PÁGINAS: 127
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
SUBÁREA: Análise
RESUMO:

No presente trabalho, procurou-se descrever de forma sistemática o estudo de trigonometria versando desde abordagens usadas no ensino fundamental, médio, atingindo resultados advindos da graduação, compondo assim o propósito do PROFMAT, de capacitação do docente da rede básica de ensino. No texto é exposto de forma particular o estudo de trigonometria, partindo um pouco da história da teoria, mostrando como pode ser aplicado no cotidiano, deduzindo algumas fórmulas , trabalhando questões contextualizadas, tendo sempre como o objetivo sugerir um ponto de vista sobre o tema, nos diversos níveis de que a trigonometria é inserida. Tendo em vista, o processo de aquisição do conhecimentos foram trabalhadas diferentes formas de questões, desde os presentes nos livros didáticos, questões do ENEM, que teve como foco desmistificar um pouco o trauma do conteúdo e consequentemente a aprovação dos alunos para um curso superior e de problemas retirados dos cadernos de avaliações da OBMEP, essas elaboradas pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada). Por fim, foram criadas situações empíricas que foram solucionadas pelos alunos através de um material manipuláel que foi modelado pelos mesmos com o monitoramento do professor.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2730629 - GERSON CRUZ ARAUJO
Interno - 1765492 - LUCAS REZENDE VALERIANO
Externo à Instituição - CRISLENE SANTOS DA PAIXAO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e