Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIVELTON DE JESUS COSTA
08/08/2023 14:00
Os processos comunicacionais em rede estabelecem um contexto
performativo social com vários desdobramentos, dentre eles, reverberações nos
mecanismos de auto apresentação. Isso porque, as inovações tecnológicas,
principalmente as da comunicação e da informação, afetam as formas de sociabilidade,
linguagens e a cognição, surgindo novos modos de agir. Tomando os sites de redes
sociais como locais de auto apresentação de atores sociais no cotidiano, este estudo visa
entender como ocorre e quais as motivações envolvidas durante o uso do recurso da
georreferencia no compartilhamento de imagens ligadas à cidade de Catu-BA,
ambientadas em álbuns pertencentes ao Instagram. Alicerçamos a pesquisa nas
perspectivas da teoria dramatúrgica e dos interacionistas simbólicos sobre a auto
apresentação como uma co-construção com os outros. A pesquisa traz uma abordagem
de caráter quali-quantitativo, tendo como corpus os usuários do Instagram. Como
procedimento metodológico de coleta de dados, utilizou-se da observação e seleção de
imagens e comentários exibidos em contas com o recorte espaço-temporal da Cidade de Catu (BA) de janeiro à abril de 2023, tendo ainda como ponto analítico o
georreferenciamento por bairros visando quantificar o número de postagens dissolvidos
por nesses microterritórios. Nessa perspectiva, nos interessa explorar quais as
representações criadas nos lugares de Catu a partir das postagens dos usuários, bem
como as estratégias de auto apresentação com base na geolocalização da cidade e suas
localidades.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e