UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: TATIANA MARIA DOS SANTOS DIAS
03/08/2023 11:10

DISCENTE: TATIANA MARIA DOS SANTOS DIAS
DATA: 25/08/2023
LOCAL: NIPPEC
TÍTULO: UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA: vivências, (re)construção e aprendizagens na Universidade Federal de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Ciclo hidrológico. Terrário. UEPS.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A complexidade que envolve o ensino de Ciências da Natureza é um desafio paramuitos pedagogos, pois aproximar a realidade dos alunos ao conhecimento científicopode não ser tarefa fácil, exige do professor a capacidade de explorar a temática deforma contextualizada. É essencial entender como o homem afeta o seu meio ambiente,essa compreensão na escola deve ser direcionada por meio de atividadesinterdisciplinares e concretas, que possam auxiliar na formação de indivíduos críticos,participativos, aptos a enfrentar os problemas ambientais e uma possível crise dosrecursos naturais disponíveis, dentre eles a água. Nesse contexto, de fortes mudanças nomeio ambiente, se faz necessário adaptar as práticas pedagógicas no ensino. Dessemodo, no intuito de promover um processo de aprendizagem e re(construção) doconhecimento de maneira interdisciplinar, consequentemente de forma concreta,prazerosa, integrada à realidade dos discentes, surgiu o seguinte questionamento: Quaisaprendizagens os licenciandos (re)construíram ao longo da trajetória formativavivenciada nesta pesquisa? Portanto, este trabalho tem como objetivo geral analisar ascontribuições da UEPS, por meio da construção de um terrário vivenciada pelosdiscentes de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor AlbertoCarvalho, com vistas à identificação da evolução conceitual sobre ciclo hidrológico.Epistemologicamente, este estudo apoia-se na Aprendizagem Significativa de DavidAusubel, uma teoria cognitivista que tem como foco central o processo de assimilação,transformação, organização e armazenamento da informação na estrutura cognitiva dosindivíduos. Trata-se, ainda, de uma investigação qualitativa, quanto à natureza dosdados, com 28 licenciandos do quarto período. Fundamentei-me também nametodologia da pesquisa-formação, que consiste em integrar a pesquisa e a formaçãodos licenciandos, desenvolvendo uma oficina formativa ao longo de um semestre letivo,com carga horária de 10 horas, que me permitiu utilizar questionários aplicados duranteo processo formativo e ao final solicitou-se um memorial narrativo como dispositivo deconstrução dos dados. Por meio da análise do memorial, emergiram as seguintescategorias: perspectiva profissional, intervenção do homem no meio ambiente,construção de saberes, reflexão sobre o ciclo hidrológico, gosto pela observação,conscientização e erros conceituais. As vivências colaboraram para aprendizagem ere(construção) de novos saberes sobre o ciclo hidrológico, os futuros docentes tambémexpressaram o desejo de multiplicar a usabilidade do terrário adequando a sua realidadeem suas futuras práticas.

Externo à Instituição - DANIELA SANTOS MACHADO
Interno - 1116155 - LARISSA MONTEIRO RAFAEL
Presidente - 1641977 - MARCIO ANDREI GUIMARAES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e