Banca de DEFESA: BRIGIDA DE CAMPOS LIMA ALBUQUERQUE
03/08/2023 14:06
Presente no cotidiano do aluno desde cedo, a leitura constitui, ao lado da escrita e da análise linguística, uma habilidade fundamental à proficiência na língua. Sabe-se, entretanto, que lidar com a competência leitora representa um desafio para os professores de língua portuguesa, muitas vezes responsabilizado pelo fracasso discente em exames de avaliação em larga escala. A par desse cenário e dado o gosto discente por narrativas, especialmente as que se vinculam diretamente com temas transversais, este relatório apresenta as diretrizes teórico-metodológicas ligadas à produção e à aplicação de um Caderno Pedagógico centrado no gênero fábula, desenvolvido junto à turma da 4ª fase do Programa Sergipe na Idade Certa – ProSic, constituída de alunos do 8º e 9º anos do Colégio Maynard Gomes, em Porto da Folha -SE. Teoricamente, ganharam destaque: i) Marcuschi (2008), para quem a compreensão vai além de uma atividade linguística e/ou cognitiva; ii) Smolka (1995), que define e apresenta o percurso histórico do gênero fábula; iii) Ferrarezi e Carvalho (2017), os quais pontuam a necessidade de um trabalho com texto, entre outros pesquisadores preocupados com o desenvolvimento de propostas de ensino que tenham em mente o despertar da consciência crítica dos alunos. Metodologicamente, o Caderno traz uma sequência didática, que toma como referência o modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e sugere seis módulos, ao tempo em que endossa a estruturação disposta em Azevedo e Freitag (2020), as quais realçam tipos de práticas pedagógicas desenvolvidas na unidade do Profletras -UFS/São Cristóvão. Os resultados confirmaram o envolvimento do aluno com a discussão de temas transversais – como ética, cidadania e respeito às diferenças –a partir da leitura do gênero fábula e da identificação das características que lhe são correlatas, tal como a organização da sequência dos fatos e as marcas gráficas constitutivas do texto narrativo. Da mesma forma, passaram a manifestar interesse pelo estudo de outros gêneros.
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