UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSUEL HUANG PAK SAN
03/08/2023 10:17

DISCENTE: JOSUEL HUANG PAK SAN
DATA: 11/08/2023
LOCAL: DID 7 sala 301
TÍTULO: Explorando os operadores argumentativos no ensino fundamental: uma prática que desafia o professor de língua portuguesa
PALAVRAS-CHAVES: Operadores Argumentativos; Gramática; Leitura; Livro didático.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

O grande desafio do professor de Língua Portuguesa é levar o aluno a desenvolver habilidades de compreensão leitora e de escrita. Entretanto, há um número significativo de estudantes que apresentam níveis baixos de rendimento em relação a essas habilidades. Essa deficiência contribui para o fracasso das atividades de reflexão sobre a língua que estão propostas no livro didático de Língua Portuguesa, uma vez que a análise linguística se dá no momento em que os gêneros textuais estão sendo estudados. Sendo assim, há uma relação complementar entre as práticas de leitura e da análise linguística. Nesse sentido, durante a exploração de textos que abrangem os operadores argumentativos, numa turma de 9º ano de uma escola de Maruim, identifiquei a dificuldade dos alunos na execução de exercícios relacionados ao funcionamento desses elementos gramaticais e, na escrita, a pouca variação no uso dos conectores. Sabendo que o estudo de gêneros textuais variados possibilita a reflexão consciente sobre fenômenos gramaticais, textuais e discursivos em situações reais de uso da língua e que uma atividade de análise do mecanismo da língua e de produção textual requer a mobilização de conhecimentos, procedimentos e estratégias que incidem na construção de sentido, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC – orienta a exploração de gêneros textuais e de procedimentos que propiciem ao estudante inferir os efeitos de sentidos decorrentes de recursos textuais responsáveis pela coesão sequencial (BRASIL, 2018). É o caso da habilidade EF09LP11: “Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais)” (BRASIL, 2018, P. 191). Tendo compreensão desse cenário, é objetivo deste trabalho, por meio de uma pesquisa que envolve o uso dos operadores argumentativos, produzir um caderno pedagógico constituído de atividades que melhore o desempenho do educando e favoreça o desenvolvimento da referida habilidade da BNCC. Seguimos os aportes dos estudos da Linguística Funcional, aliada à Sociolinguística (FREITAG, 2015; NEVES, 2018; VIEIRA, 2017). A caracterização de operadores argumentativos segue a proposta de Koch (2021; 2022) e Olímpio (2009). A investigação proposta se estabelece como pesquisa-ação nos moldes propostos pelo Profletras (AZEVEDO; FREITAG, 2020).

Presidente - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG
Interno - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Externo ao Programa - 1190642 - ALESSANDRA PEREIRA GOMES MACHADO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e