UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: DARCY DOS SANTOS
03/08/2023 10:15

DISCENTE: DARCY DOS SANTOS
DATA: 11/08/2023
LOCAL: DID 7 sala 301
TÍTULO: Substantivos em ação: desenvolvendo habilidades de análise linguística mesmo com quem (ainda, infelizmente) não sabe ler
PALAVRAS-CHAVES: Substantivo; Ensino de gramática; Jogos didáticos; Baixa proficiência em leitura
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Os últimos resultados da Avaliações Nacional da Alfabetização (ANA) e Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC), conhecida como Prova Brasil, mostram que o ensino de leitura continua falhando no país. Em consequência disso, estudantes estão chegando ao Ensino Fundamental Anos Finais ainda sem conseguir ler e compreender textos simples. No entanto, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) que são documentos oficiais que norteiam o ensino de Língua Portuguesa, orientam para o ensino da gramática de forma contextualizada. Desse contraste, surge, então, nossa inquietação: como desenvolver habilidades de análise linguística em estudantes que não têm competência leitora? Para superar este desafio, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um recurso didático para trabalhar a habilidade de conceituar e classificar a categoria substantivo apoiando-se em recursos lúdicos e multimodais, ao mesmo tempo que atua na correção de assimetrias de leitura. Essa proposta é direcionada para uma turma do 6º ano que, como apontam resultados de instrumentos de diagnóstico de compreensão, teste cloze (ABREU et al., 2015) e da análise da leitura em voz alta (MACHADO; FREITAG, 2019), é predominantemente não leitora. O público-alvo onde as atividades serão desenvolvidas faz parte da Escola Municipal Manoel Sizino Franco localizada no município de Laranjeiras-SE. Contextualizar a gramática no aprendizado de língua materna com o recurso de jogos didáticos cria condições para o desenvolvimento da capacidade de reflexão consciente sobre as práticas de linguagem, mesmo quando estes estudantes ainda não são leitores proficientes. Assumindo uma perspectiva de ensino produtivo de gramática, como propõe Freitag (2015), o recurso didático consiste em um jogo de tabuleiro e cartas, que mobiliza classes de palavras como apresentado por Perini (2006) e conceitos de jogos didáticos e educação lúdica, por Almeida (1987) e Antunes (2006), bem como de práticas de análise linguística em livros didáticos, com Osmundo e Siniscalchi (2018). O diagnóstico da proficiência leitora segue os protocolos em desenvolvimento no âmbito do projeto “Impactos da pandemia de COVID-19 na linguagem da criança e do adulto: foco no desenvolvimento e na aprendizagem da leitura”, articulando pesquisa e desenvolvimento de novas práticas.

Presidente - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG
Interno - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA
Externo ao Programa - 1190642 - ALESSANDRA PEREIRA GOMES MACHADO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e