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Banca de DEFESA: NAYARA COSTA CAVALCANTE
02/08/2023 11:17


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAYARA COSTA CAVALCANTE
DATA: 18/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 402 - DID VII
TÍTULO: A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NA FORMAÇÃO FARMACÊUTICA: UMA ANÁLISE CURRICULAR DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS
PALAVRAS-CHAVES: Grupos raciais, Minorias Étnicas e Raciais, Iniquidades em Saúde, Educação em Farmácia, Currículo.
PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

A abordagem da raça/etnia na formação dos farmacêuticos é importante para contribuirno combate ao racismo e na redução das iniquidades em saúde, pois se sabe que osgrupos étnico-raciais socialmente estigmatizados apresentam os piores indicadores desaúde do mundo. Portanto, o objetivo dessa pesquisa é caracterizar a inserção datemática étnico-racial nos currículos de graduação em Farmácia de todas as InstituiçõesFederais de Ensino Superior (IFES) no Brasil. Para isso, foi realizado um estudodescritivo que utilizou os projetos pedagógicos e disciplinas. A extração dos dados foirealizada por dois pesquisadores de forma independente e as divergências discutidas eresolvidas em consenso. As informações extraídas foram referentes à presença datemática, características dos documentos, perfil das disciplinas e conteúdo abordado. Aanálise textual foi realizada com o apoio do software Iramuteq, por meio daClassificação Hierárquica Descendente (CHD). Dos currículos analisados (n=50), poucomais da metade (56%) apresentava disciplinas com algum conteúdo sobre a temáticaétnico-racial. Das disciplinas que contemplavam a temática, a maior parte eraclassificada como obrigatória (64,9%), das Ciências Sociais e Comportamentais (56%) enão eram específicas sobre a questão étnico-racial (86,5%). Após a CHD, foi gerado umdendrograma com cinco classes, sendo a classe 1 e 2 mais relacionada com asnormativas educacionais e a 5, 4 e 3 com os conteúdos abordados nas disciplinas quetraziam conceitos da antropologia, políticas públicas que envolvem a população negra e indígena, conhecimentos tradicionais e a abordagem mais biológica das questões raciais. Por fim, verificou-se que a minoria dos projetos pedagógicos das IFES abordava a questão étnico-racial, e o conteúdo presente se restringia, em sua maioria, na citação de maneira superficial das diretrizes educacionais para as questões étnico-raciais, o que pode mostrar maior preocupação em atender às legislações vigentes, em detrimento da importância histórica e social. Assim, o presente estudo reforça a necessidade de mais ações institucionais para efetivação das políticas educacionais, buscando garantir a justiça social e o cuidado centrado no paciente.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1964297 - CRISTIANI ISABEL BANDERO WALKER
Presidente - 1315121 - DIVALDO PEREIRA DE LYRA JUNIOR
Externo à Instituição - ELISDETE MARIA SANTOS DE JESUS

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