UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: KATHLLEEN ALVES DA SILVA
02/08/2023 12:49

DISCENTE: KATHLLEEN ALVES DA SILVA
DATA: 23/08/2023
LOCAL: NIPPEC
TÍTULO: Fatores que influenciam a ortorexia nervosa
PALAVRAS-CHAVES: Ortorexia Nervosa. Conhecimento nutricional. Psicometria
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A alimentação saudável é algo que as pessoas têm buscado cada vez mais paraincluir nas suas rotinas de vida. No entanto o extremo dessa busca pode causarconsequências para saúde como o desenvolvimento da Ortorexia Nervosa (ON). Estetermo é considerado um comportamento alimentar e acontece quando a busca pelaalimentação saudável se torna uma obsessão que começa a prejudicar a capacidade doindivíduo em participar da sociedade cotidiana. Uma obsessão por nutriçãobiologicamente pura e saudável. Ainda não existe um padrão ou um consenso paraidentificar e diagnosticar a ON, nem quais os fatores envolvidos no seudesenvolvimento. O objetivo do presente estudo foi validar escalas de atitudes paraavaliar a Ortorexia nervosa e fatores que podem influenciar no seu desenvolvimento.Estudantes de graduação e pós-graduação do Campus Universitário Professor AlbertoCarvalho/UFS responderam um questionário com instrumentos de análise já existentescom questões sobre atitudes em relação à Ortorexia Nervosa, autoestima, autoimagem,conhecimento nutricional, suscetibilidade à persuasão e influência de mídias sociais. Apesquisa se caracteriza como quantitativa. A análise estatística foi realizada pelo uso deanálise fatorial. Os resultados demonstraram que não foram observadas diferençassignificativas nos testes envolvendo as variáveis Ortorexia Nervosa e ConhecimentoNutricional.

Interno - 1763997 - JOSE RONALDO DOS SANTOS
Externo ao Programa - 3271662 - KATTY ANNE AMADOR DE LUCENA MEDEIROS
Presidente - 1641977 - MARCIO ANDREI GUIMARAES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e