Banca de QUALIFICAÇÃO: BEATRIZ MOTA TEIXEIRA
02/08/2023 11:37
Esta pesquisa tem como objetivo investigar a construção de saberes docentespelos pibidianos dos cursos da área de Ciências da Natureza da UFS Campus ProfessorAlberto Carvalho participantes do edital CAPES N° 2/2020 (BRASIL, 2020).; Além deidentificar quais saberes docentes estiveram presentes de forma majoritária; e analisar opapel do PIBID para a construção destes saberes. Para isso, foi adotada uma pesquisa deabordagem qualitativa (FLICK, 2009), devido a pluralidade de significados que podemser encontradas e a necessidade de uma análise descritiva e interpretativa. Os dadosiniciais foram coletados através de questionários, com a perspectiva de realizarentrevistas semiestruturadas, a fim de compreender de forma mais aprofundada o objetode estudo. Os dados estão sendo analisados por meio da teoria de Análise de Conteúdo(BARDIN, 2016). Com base nos dados coletados até o momento, observa-se que oPIBID promoveu a construção dos saberes docentes apontados por Tardif (2010):saberes da formação profissional, saberes disciplinares, saberes curriculares e saberesexperienciais; tendo o saber experiencial como majoritário. Os dados revelam ainda, aimportância do PIBID, na compreensão da profissão docente, melhor desempenho nocurso, conhecimento acerca de recursos voltados para o ensino, além de ter influenciadoalguns bolsistas na permanência no curso.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e