Banca de QUALIFICAÇÃO: MAIARA MASCARENHAS DE LACERDA SILVA
01/08/2023 11:50
Tendo, como princípios norteadores, asnotórias e incansáveis discussões sobrea categoria do tempo desbravadas porBergson e Deleuze ao longo de suasobras filosóficas, juntamente com o nãomenos notório e incansável ensaio sobrea evolução da linguagemcinematográfica escrito, por Bazin, entreos anos de 1950-1955; esta dissertaçãoobjetiva abordar a questão daexperiência da temporalidade nasfotografias fixas de “La Jetée” (ChrisMarker, 1962). Como referência teóricapara tratar das questões ligadas à teoriada fotografia, utilizaremos RolandBarthes, Walter Benjamin, PhilippeDubois, Maurício Lissovsky, entre outros.Já, para tratar do problema do tempo nafilosofia e, simultaneamente, para tratarda história do (problema do) tempo nocinema, utilizaremos prioritariamenteGilles Deleuze, Henri Bergson e AndréBazin. Metodologicamente, faremos umaabordagem do tema, assumindo, comoestratégia, a segmentação, em seiscapítulos, do raciocínio dissertativo.Trata-se de uma revisitação àsfotografias fixas do filme, bem como aoutras estratégias estéticas (a saber, ouso do som; a montagem; entre outrasescolhas de linguagem feitas por ChrisMarker) da película, com uma análise,em particular, a partir da qualprocuraremos desvelar um certo tipo deexperiência da temporalidade possível.Experiência da temporalidade possível
esta que, para nós, parece estar contidajustamente em “La Jetée”.
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