Banca de QUALIFICAÇÃO: SILMARA CAVALCANTE OLIVEIRA DE ARAUJO
01/08/2023 08:23
No Brasil, a partir da implantação do Ensino Remoto Emergencial, devido à pandemia da covid-19, intensificou-se o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como recursos educacionais. Dessa forma, tornou-se possível a continuidade do ensino e aprendizagem durante o isolamento social. No entanto, também aumentaram as discussões acerca das problemáticas que envolvem esse tema, como a falta ou precariedade de acesso às mídias digitais e à Internet, o despreparo dos professores e da escola para o uso educacional desses recursos, dentre outros. Portanto, objetivo com essa pesquisa, documentar as implicações do uso das TDIC na pandemia da covid-19 para a prática e formação docente, sob o ponto de vista dos professores, a partir de conexões entre relatos apresentados em publicações científicas e as minhas experiências formativas e profissionais. Como metodologia de pesquisa, utilizo uma abordagem qualitativa e proponho conectar uma pesquisa documental a uma pesquisa autobiográfica, sendo que, para a primeira, foram levantados 22 artigos e trabalhos de conclusão de curso no OasisBr, publicados entre 2020 e 2022, que compõem as fontes/documentos a serem analisados, enquanto que, para a segunda, serão criados dois dispositivos de pesquisa, um memorial de formação e uma fotobiografia. Quanto à fundamentação teórica da pesquisa, dialogo com os conceitos de prática e formação docente de Nóvoa (1995; 2009), mídia-educação de Bévort e Belloni (2009) e Fantin (2011) e experiência social de Dubet (1994). Por fim, espero contribuir para as discussões acerca da temática e para uma possível e necessária atualização na formação docente quanto ao uso das TDIC na educação.
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