Banca de DEFESA: JOSÉ APARECIDO DA SILVA ROCHA
28/07/2023 11:53
Este estudo analisa como o ensino de história na Escola Professor Luiz Alberto de Melo contribui para a compreensão e formação da identidade negra na comunidade quilombola de Pau D’Arco, em Arapiraca. A pesquisa analisa o Projeto construindo a identidade afrodescendente, entre os anos de 2005-2021, um evento que faz parte do calendário letivo da escola. O evento é a culminância de um ano de ensino e aprendizagem em que os estudantes organizam exposições e apresentações. Este trabalho suscita a seguinte indagação: como a prática docente em história tem contribuído para a formação do sujeito na perspectiva de ser negro e membro e remanescente de quilombola? O ensino de história é visto como uma ferramenta de importância para a compreensão da identidade étnica e racial, uma vez que, a prática docente abordando temas sobre a cultura afro-brasileira, temas eurocêntricos com uma abordagem sobre a história de lutas e resistência negra, poderá levar o estudante negro a compreender seu lugar nesta história. A análise acerca da prática do ensino de história, na escola é parte deste trabalho que utilizou da metodologia da pesquisa em história oral através de relatos, entrevistas e formulários. Esta pesquisa percorre os caminhos do povoamento, demonstrando como a escola pode ser um ambiente transformador na perspectiva de promover ações que ultrapassam a sala de aula e atingem os membros, através da prática do ensino utilizando metodologias críticas para o sujeito entender-se como parte de um coletivo de remanescentes de quilombo denominado Pau D’Arco.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19142-da426f1ea9