Banca de DEFESA: JULIANA MOREIRA DIAS
27/07/2023 11:48
Como medidas voltadas à ampliação significativa do acesso à educação superior no país, tem-se a Lei de Cotas, através da Lei 12.711, publicada em 2012, que visa ao ingresso de estudantes no ensino superior e no ensino técnico na rede federal de educação, reservando metade das vagas para pessoas que cursaram o ensino médio ou ensino fundamental totalmente em escola pública, como condição de acesso à educação superior ou ao ensino técnico. Assim, essa dissertação buscou analisar as implicações da Lei de Cotas na Assistência Estudantil da Universidade Federal do Cariri (UFCA) bem como compreender a trajetória das ações afirmativas no Brasil e sua implementação por meio da Lei de Cotas e do Programa Bolsa Permanência; conhecer a trajetória da inclusão dos grupos populacionais formados por pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência na Lei de Cotas; analisar o perfil da graduação no ensino superior federal após a implementação da lei de cotas; e refletir sobre os desafios postos à assistência estudantil após a implementação das cotas no ensino superior. Para tanto, utilizamos o método crítico-dialético, de inspiração marxiana, que se caracteriza por uma aproximação com a essência dos objetos, não se deixando levar por aspectos aparentes dos fenômenos. Caracterizamos a pesquisa como estudo de campo, realizada na UFCA e o universo da pesquisa refere-se a discentes cotistas. Esta pesquisa também é caracterizada como exploratória. Os resultados apontam para a necessidade de ampliação do debate sobre as ações afirmativas, para difusão desse importante instrumento a serviço da igualdade, da inclusão e uma sociedade mais justa; acompanhamento de estudantes cotistas para melhor desempenho acadêmico.
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