Banca de QUALIFICAÇÃO: JAYNE DOS SANTOS OLIVEIRA
27/07/2023 13:25
Esta pesquisa tem por objetivo compreender as contribuições da formação deformadores na construção de um curso de formação de professores de línguainglesa para o uso de realidade aumentada, durante a realização de projeto decooperação internacional financiado pela FAPITEC e desenvolvido, no ano de 2021,entre a Universidade Federal de Sergipe, a Secretaria de Estado da Educação e daCultura de Sergipe e a Universidade de Miami. O aporte teórico se fundamenta emautores que discutem o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação naeducação, a inserção e prática da realidade aumentada, virtual e mista no ensino delíngua inglesa, formação de formadores para a construção de habilidades naassociação de tecnologias imersivas e ensino e formação docente. Esta é umapesquisa qualitativa, caracterizada como pesquisa-ação participativa e está inseridana linha de Tecnologias, Linguagens e Educação. Para a geração de dados foramutilizados como instrumentos as gravações dos encontros realizados durante aformação dos formadores, na plataforma Google Meet. A análise de dados se baseiano modelo combinado entre a Pesquisa Docente de Freeman (1998) e os processosde codificação de Auerbach e Silverstein (2003) propostos por Santos (2020) eSantos (2021). Como resultados, entre alguns dos almejados, estão as relaçõesnão-hierárquicas e as construções conscientes de formações docentes emtecnologias, as possibilidades de inserção das tecnologias imersivas no ensino delíngua inglesa no contexto da educação básica pública de Sergipe e as percepçõesacerca das possibilidades existentes entre as formações prévias direcionadas deformadores e as ofertas de formações docentes.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19150-8b2e1ce06f