Banca de QUALIFICAÇÃO: MARISTELA SIRQUEIRA CARVALHO
26/07/2023 11:32
O objetivo desse trabalho é analisar o “Projeto da Consciência Negra”, do Colégio Estadual Poeta José Sampaio, no processo de construção identitária dos alunos, e perceber como o Ensino de História pode ajudar no desenvolvimento de uma identidade negra positiva, transformando o aluno em agente ativo de sua história. Utilizaremos nesse trabalho a metodologia qualitativa através de leituras bibliográficas e do estudo de ações sociais individuais e grupais. As fontes a serem utilizadas nessa pesquisa serão os documentos da escola, tais como: ofícios, decretos e portarias e o uso de fotografias, fornecidas pela coordenação da escola, das edições anteriores do projeto escolar. A pesquisa teve como base a articulação entre os conceitos acadêmicos e o saber docente, bem como a elaboração de um produto didático/pedagógico que é o manual didático para professores sobre como trabalhar temas como Racismo, Preconceito, Identidade positiva e Empoderamento da mulher negra. Vamos construir sequências didáticas que possam nos ajudar a estimular o aluno a se integrar na discussão sobre identidade, pertencimento e ressignificação de sua cultura.
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