Banca de QUALIFICAÇÃO: MIDIANE CORDEIRO DA SILVA
26/07/2023 11:31
Este projeto de pesquisa trata da Educação em Direitos Humanos como uma proposta para o currículo de História no Ensino Fundamental II. Buscamos através das discussões aqui realizadas, construir caminhos e possibilidades para inserir a perspectiva da temática dos Direitos Humanos nas aulas de História fomentando no ambiente escolar práticas pedagógicas democráticas que visam contribuir para a formação dos sujeitos de direitos. Pretendemos a partir dos recortes que fizemos, elencar algumas sugestões para discutir os direitos humanos alinhados com as diretrizes (LDBEN, BNCC, PNEDH) que norteiam a educação brasileira visando fortalecer uma proposta de educação histórica que contribua para nortear os indivíduos acerca de questões que afetam diretamente a realidade vivida. A partir dos recortes temáticos elencados (gênero, povos originários, racismo e os direitos da criança e do adolescente), serão apresentados numa cartilha para professores/as de História, objetivamos contribuir para a problematização desses temas sociais no ensino fundamental II. Assim, com o olhar voltado para o tempo presente, focalizando em discussões que têm ganhado destaque no cenário nacional elaboramos alternativas a serem utilizadas nas aulas de História. A nossa proposta é, a partir de sequências didáticas, possibilitar que os professores/as de história tenham acesso a um material que possa norteá-los e/ou instigá-los a introduzir os fundamentos e métodos da EDH, em seus currículos como categoria de análise histórica tendo o caderno digital como uma ferramenta que contribua para a ampliação dessas discussões tão fundamentais na contemporaneidade.
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