Banca de DEFESA: MANUELA DE JESUS SILVA SANTOS
27/07/2023 11:18
A intenção empreendedora, nas últimas décadas, despontou como temática de pesquisa promissora. Ampliar o conhecimento sobre a intenção empreendedora em diferentes contextos é algo recomendado. Frente a relevância do tema, o Modelo de Comportamento Direcionado a Metas (MCDM) foi utilizado por Londono, Wilson e Osório-Tinoco (2021) para realizar a previsão das intenções empreendedoras de estudantes secundaristas na Colômbia. Diante dos achados, esses estudiosos passaram a recomendar outros públicos para testar o poder preditivo do MCDM. Considerado esse gap de pesquisa, o presente estudo teve o propósito de testar o Modelo de Comportamento Direcionado a Metas (MCDM), sob mediação da variável Educação Empreendedora, para explicar as intenções empreendedoras dos alunos de graduação em Sergipe. Vale ressaltar que, para além da validação, este estudo expande o MCDM ao propor acrescentar-lhe a Educação Empreendedora como variável mediadora da relação entre desejo e intenção empreendedora. Em relação aos procedimentos metodológicos, ontologicamente esta pesquisa se classifica como realista/objetivista, em uma perspectiva epistemológica tem uma visão positivista. A pesquisa ainda pode ser classificada como um levantamento (Survey) de natureza descritiva e corte transversal. A coleta de dados foi feita por meio de questionário online com 148 alunos de instituições de ensino superior em Sergipe. Os procedimentos para a análise dos dados coletados envolveram testes de estatística descritiva, análise fatorial e Modelagem de Equações Estruturais (SEM); para isso os softwares estatísticos SPSS 22 e WarpPLS 7.0 foram utilizados. Com os resultados da pesquisa foi possível verificar que as variáveis emoções negativas antecipadas, a frequência do comportamento passado e, especialmente, as atitudes individuais, explicam o desejo por empreender dos estudantes que fizeram parte desta amostra. Os dados coletados mostraram ainda que a educação empreendedora media, de forma tímida (R2=0,16), a relação entre o desejo e a intenção empreendedora. Frente a esse achado, é possível inferir que, no cenário pesquisado, educar para o empreendedorismo é uma estratégia que fortalece e explica, em parte, a relação entre desejo e intenção empreendedora.
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