UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANE DA CONCEIÇÃO SANTANA BORGES
24/07/2023 17:15

DISCENTE: CRISTIANE DA CONCEIÇÃO SANTANA BORGES
DATA: 25/08/2023
LOCAL: Presencial
TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
PALAVRAS-CHAVES: Oralidade; aprendizagem; gêneros discursivos orais.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Não se sabe ao certo quando desabrochou no homem a capacidade da fala, mas sabe-se que todos os povos tiveram ou tem uma cultura oral, mas nem todos desenvolveram práticas de escrita. A oralidade está presente no nosso dia a dia e é fundamental para a existência dos humanos em sociedade. É considerada aprendizagem essencial, uma vez que é contemplada como componente curricular na BNCC, mas isso não significa que a escola venha dando a devida atenção ao tema em sala de aula. Da narração à argumentação os gêneros discursivos orais alicerçam as relações sociais. O presente estudo, que tem como público-alvo discentes no 9° ano de uma escola pública estadual da Bahia, pretende: (I) avaliar, a partir de critérios pré-estabelecidos, o desempenho dos alunos durante a prática do gênero discursivo oratória, (II) descrever os elementos que fragilizam a força ilocucionária e (III) propor sequência didática que oportunize a reflexão e o contato com gêneros orais formais, com vistas a aperfeiçoar a sua performance no exercício de orador. Estamos apoiados nos pressupostos de Bakhtin (2003), bem como nos fundamentamos em Marcuschi (2007) para discutirmos a importância dos gêneros textuais nos ambientes escolares. Já para compreender os parâmetros de oralidade que podem ser verificados, analisados e burilados, buscamos apoio em Freitas (2019).

Presidente - 1871691 - VANESSA GONZAGA NUNES
Interno - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Externo ao Programa - 1190642 - ALESSANDRA PEREIRA GOMES MACHADO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e