Banca de DEFESA: ADSON FILIPE MORAIS DE SANTANA
24/07/2023 16:30
O presente trabalho apresenta um estudo a respeito das relações entre o nívelde investimento em educação e a complexidade econômica na América Latina,considerando o período temporal que vai de 1995 a 2019. Em relação aométodo utilizado, é aplicado três diferentes modelos de dados em painel, quesão respectivamente, o modelo pooled, o modelo de efeitos fixos, e o paineldinâmico, sendo que os dois últimos utilizam variáveis instrumentais. Acomparação entre os resultados dos modelos é feita levando em consideraçãoum possível viés de endogeneidade nas estimações com o modelo pooled, enesse caso, a utilização dos outros modelos pode conferir maior robustez aosresultados encontrados. Adicionalmente também foram feitos três testes deconsistência, que são, o teste F, o teste de Breausch-pagan, e o teste deHausman, que objetivam avaliar a consistência dos resultados dos modelospooled, de efeitos fixos e de efeitos aleatórios. Inicialmente é levantada ahipótese de que existe correlação entre o nível de investimento em educação,que é dado pelos gastos do governo na área, e a complexidade econômica dospaíses. Após a utilização dos modelos, foi verificado que apenas o investimentoem educação de nível superior possui relação significativa e positiva com acomplexidade econômica na região, demonstrando que o investimentodirecionado a essa fase de ensino pode servir como difusor de inovações queafetam positivamente a complexidade.
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