Banca de DEFESA: GISELDA ALVES MENEZES VIEIRA
21/07/2023 09:48
Tendo em vista os crescentes índices de evasão e repetência na última fasedo Ensino Fundamental da EJA EF, verificamos a frustração desses alunos,quando procuram na escola uma resposta para os anseios, inseguranças por um tempo que julgam ter perdido,além de melhores condições para colocação no mercado de trabalho. .Nesse sentido, a proposta de trabalho apresentada é uma sequência didática,a partir da ideia de Dolz e Schneuwly,que envolve oralidade, leitura e escrita com o gênero “ Relatos de memória”, e será realizado no Colégio AlceuAmoroso Lima, em Aracaju/ SE, na IV etapa do EJA EF (Educação de Jovens eAdultos do Ensino Fundamental ).A opção pelo gênero “ Relato de memórias” foi a percepção da dificuldade que estes alunos têm em falar sobre si e da ruptura com familiares, devido aos problemas enfrentados no dia a dia, pois de acordo com Paulo Freire, o cidadão precisa se descobrir como sujeito ativo de sua própria história“biografando-se”,”existenciando-se”, “historicizando-se”.. Para tanto, usamos como fundamentação teórica-pragmática os estudos de Bakhtin (1992 ), Marcuschi ( 2008 ),Elias José ( 2012 ), Antônio Cândido ( 1995 ), MarcelProust ( 2003 ), Paulo Freire ( 1988 ), Lei de Diretrizes e Base da Educação ( LDB), Irandé Antunes ( 2003 ), Ribeiro ( 2022 ),dentre outros
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