Banca de DEFESA: MARIA CAMILA LIMA BRITO DE JESUS
20/07/2023 07:31
Como resultado da luta do movimento negro brasileiro, o combate ao racismotem sido colocado no cenário nacional. No que diz respeito à Educação, comoconsequência dessa luta, um arcabouço legal, administrativo e orientadorsustenta a urgência de uma educação antirracista. Este cenário provocauniversidades e unidades escolares na produção de conhecimentos e práticaseducativas com vista a (re)educação das relações étnico-raciais. No âmbitodestas práticas, muitas unidades escolares realizam o Concurso da BelezaNegra como uma atividade que exalta a mulher negra e sua representatividade.A presente tese tem como foco a Educação das Relações Étnico-Raciais(ERER), objetivando compreender as motivações que levaram estudantes deum colégio estadual sergipano a se inscreverem no Concurso Beleza Negra eas relações estabelecidas entre o concurso, o pertencimento étnico-racial dascandidatas e a Educação das Relações Étnico-Raciais no colégio. Aabordagem metodológica utilizada foi a pesquisa qualitativa, tendo comometodologia as Escrevivências de Conceição Evaristo. Os instrumentos paracoleta de dados foram: análise documental, entrevistas, questionário,observações e conversas informais registradas no diário de campo dapesquisadora. A interpretação dos dados foi realizada a partir da técnica deanálise documental de Cellard (2008) e as narrativas dos/as participantes dapesquisa a partir da Escrevivência de Conceição Evaristo. Os/as participantesda pesquisa foram oito (8) jovens estudantes negras; uma (1) gestora,autodeclarada parda; um (1) professor que se declarou pardo. Inferimos que amaioria tem dezesseis anos de idade, é católica e cursa o Ensino MédioRegular. As estudantes destacaram como referências artistas brasileiras,brancas e do sexo feminino. A maioria das jovens já participou de concurso debeleza negra e, segundo elas, está participando deste concurso para
representar a sua cor e mostrar a beleza da mulher negra. As candidatas foramincentivadas a participar do concurso por professores/as e amigos/as edestacaram a importância deste evento no ambiente escolar para representar amulher negra, combater o racismo e valorizar a beleza feminina. Ao analisar oPPP do CES, foi encontrada a menção das palavras “Preconceito” e“Consciência Negra” na proposta curricular da instituição e no plano de ação deforma simplista e superficial. Não foi observado dos projetos e discussõesvoltados ao Concurso Beleza Negra. A ausência das Leis n° 10.639/2003 e n°11.645/2008 no PPP nos faz refletir sobre o distanciamento da ERER natrajetória da comunidade escolar do CES. A partir das escrevivências,percebemos que das oito candidatas, cinco relataram passar por situações deracismo em sua vida pessoal. As jovens afirmaram que seus cabelos, seusrostos e seus corpos foram/são motivos de “mangações”, principalmente noambiente escolar. Ressaltamos a importância de discutir e problematizar oconceito de pertencimento étnico-racial, discriminação racial e racismo noambiente escolar, pois pensar na historicidade da ideologia opressora éfundamental para combater as práticas racistas ainda comuns na sociedadebrasileira.
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