Banca de DEFESA: JOICE BARRETO DOS SANTOS ALMEIDA
17/07/2023 08:55
A presente pesquisa tem o objetivo de explorar possibilidades de um trabalho de leitura sob a perspectiva ético-discursiva (CARVALHO, 2023), tomando como ponto de partida o conto “Olhos d’água” de Conceição Evaristo. O trabalho se apoiou na concepção da compreensão das relações dialógicas e responsivas defendidas pelo Círculo de Bakhtin, tendo como produto final uma oficina de leitura aplicada na aula de língua portuguesa da turma do 9.º ano do Ensino Fundamental. Para este fim, o estudo realizou uma pesquisa bibliográfica em torno, principalmente, da compreensão das relações dialógicas e atitudes responsivas evidenciadas em Bakhtin (2018) e Volóchinov (2018), além disso, a pesquisa explorou a capacidade de ressignificação valorada nas relações dialógicas dos estudos de Carvalho (2021, 2023), da Análise Discursiva Dialógica (ADD) de Brait (2015) e amplitude dos diálogos investigada por Maciel (2014). A hipótese desta pesquisa defende que a compreensão das relações dialógicas promove um conjunto de procedimentos discursivos que analisam as relações das vozes, além da compreensão responsiva, presentes no interior das narrativas estabelecidas entre as personagens e o narrador, bem como a vinculação do conto com acontecimentos da vida cotidiana e os conhecimentos advindos de diferentes esferas sociais que atravessam os tempos. A pesquisa apresenta atividades de leitura com foco na compreensão ativa, sob o enfoque do estudo de caso, em uma turma do 9.º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Crisópolis/BA. O trabalho tem como produto final uma oficina de leitura, com o momento de produção textual, visando à compreensão ativa, dialógica e responsiva contida no conto de Conceição Evaristo.
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