Banca de DEFESA: DEBORA CRISTINA MELO DE GOES MORAES
17/07/2023 14:04
O uso das tecnologias no serviço público foi iniciado há duas décadas para implantação de um governo digital configurando como documentos mais recentes a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (2018) e a Estratégia de Governo Digital (2022) que trazem orientações para a implementação da transformação digital nos órgãos e entidades que compõem a Administração Pública Federal, dentre eles as universidades. Assim, essa pesquisa teve como objetivo geral averiguar as potencialidades e os desafios para implementação das estratégias de governo digital e classificar o nível de maturidade digital da Universidade Federal de Sergipe. Para tanto, quanto aos procedimentos metodológicos, foi adotada uma filosofia epistemológica interpretativista, no tocante aos objetivos trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória com uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa), dividida em duas fases, sendo na primeira adotada como estratégia de pesquisa o levantamento (survey) em universidades e, na segunda fase o estudo de caso. A síntese dos resultados da primeira e segunda fase evidenciaram que em relação à EGD e instrumentos de planejamento não há conhecimento da maioria dos servidores, e que tanto nas IFEs quanto na UFS existem serviços digitalmente transformados. Quanto às potencialidades, verificadas no estudo de caso, foram destacadas como fatores que possibilitam a transformação digital: a instituição ser um ambiente de produção de conhecimento; ser reconhecida no estado; ter força de trabalho comprometida; vontade e interesse da alta administração; e a possibilidade de liberação de recursos pela nova gestão federal. Em relação aos desafios, notou-se nas duas fases, a escassez de recursos humanos, falta de recursos orçamentários, falta de equipamentos, problemas de infraestrutura, aceitabilidade de mudanças pelos servidores às mudanças, e a cultura organizacional. Quanto a maturidade digital tanto às IFEs quanto a UFS foram classificadas com um nível avançado. Tais achados permitem concluir que proporcionar uma cultura digital que envolva todos os atores que compõem a instituição de ensino permitirá que a universidade siga nessa jornada.
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