UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: KATIA CILENE SOUZA ALCANTARA SANTANA
17/07/2023 15:36

DISCENTE: KATIA CILENE SOUZA ALCANTARA SANTANA
DATA: 21/08/2023
LOCAL: Auditório de Letras
TÍTULO: Evidências da subalternidade das autoras negras no livro didático: uma proposta de construção da afropotência no espaço escolar
PALAVRAS-CHAVES: Escritoras negras; Livro didático; Afropotência
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira

A Lei 10.639/2003 assegura a inclusão no ensino da Educação Básica a história da África e do africano, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra e a importância do negro na formação da sociedade brasileira, o resgate da contribuição do povo negro para a economia, política, cultura e para as demais áreas sociais, fortalecendo para efetivação e respeito da diversidade cultural e étnico-racial. O Profletras nos direciona a pensar como esta lei está sendo posta em prática em nosso país que tem raízes muito profundas coloniais e patriarcais. É perceptível que a literatura que é eleita como canônica é escrita por mulheres e homens brancos. A partir desta reflexão pesquisou-se se as vozes das escritoras negras estavam sendo silenciadas nos livros didáticos escolhidos pelos professores da rede municipal de Catu-BS para os educandos do Ensino Fundamental Anos Finais. Nesta perspectiva este projeto pauta-se em três proposições: a reflexão sobre a representatividade das escritoras negras nos livros didáticos selecionados pelas professoras e professores da rede municipal de Catu; o conhecimento das educadoras e educadores sobre a literatura produzida por escritoras negras; e a aplicação dos textos produzidos por essas mulheres negras no espaço escolar a fim de despertar a afropotência das alunas e alunos.

Presidente - 2708694 - MARIA APARECIDA SILVA RIBEIRO
Interno - 1785624 - LAURA CAMILA BRAZ DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 3483421 - ANA MARCIA BARBOSA DOS SANTOS SANTANA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e