Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILLA TEREZINHA BITENCOURT
14/07/2023 18:25
Há décadas, desde o momento em que os meios de comunicação de massa se
apresentaram como um novo modelo de intermediação de relações, a produção
científica busca compreender de que maneira essa relação se dá, e, concomitantemente,
de que forma essa experiência reflete na sociedade. Nas últimas décadas, a televisão
passou por grandes transformações tecnológicas. Os números demonstram que a
televisão manteve, ao contrário das previsões mais pessimistas, o status de protagonista
em nossa relação de consumo informacional nessas primeiras décadas do século XXI,
mas ganhou um forte concorrente: a internet. O avanço da internet e o processo de
digitalização da TV, passaram a dar ao equipamento televisão novas funcionalidades,
assim como fez multiplicar a possibilidade de telas para o consumo de produtos
audiovisuais. As plataformas de streaming cresceram e se desenvolveram no Brasil e no
mundo. Neste contexto, este trabalho busca mapear comportamentos de consumo dos
assinantes de streaming no que se refere à jornalismo, tendo como objeto de análise o
consumo das produções jornalísticas da plataforma Globoplay em Sergipe. A escolha da
plataforma se deve ao fato desta ser a terceira de maior audiência do Brasil e que reúne características que a diferenciam das concorrentes, com a oferta expressiva de conteúdo
jornalístico em diversos formatos: live streaming, reportagens, telejornais, entrevistas e
documentários. A partir de uma perspectiva metodológica dos estudos de recepção, a
análise descritiva proposta por este trabalho deve resultar em uma possível definição de
perfil do assinante/usuário da plataforma.
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