Banca de DEFESA: MONIQUE DE SÁ TAVARES
12/07/2023 18:52
A presente pesquisa trata da importância de se estabelecer o contato da Ciência com o públicoadolescente ainda na fase escolar, permitindo a formação de cidadãos críticos e um maiorinteresse por pesquisas científicas desde cedo. Dessa maneira, este trabalho utiliza o InstitutoFederal de Sergipe como campo de investigação e os alunos pertencentes ao ensino médiointegrado como público-alvo. Destarte, é objetivo desta pesquisa promover a cultura dapopularização da Ciência no IFS a partir do desenvolvimento do documentário (produto) “OIFS é POP! A inclusão de jovens por meio da Popularização da Ciência”, em que sãoapresentados conceitos relacionados à difusão científica, como também à pesquisa científica,dando lugar de fala a docentes, alunos e profissional de comunicação do referido Instituto.Nesse sentido, esta investigação é um Estudo de Caso voltado ao fomento de ações quecontribuam com a divulgação científica no âmbito institucional – especificamente aestudantes do Campus Aracaju, sendo este localizado na capital de Sergipe. De abordagemquali-quantitativa, foram utilizados variados instrumentos de coleta de dados: a entrevista, oquestionário, a formação de grupo focal, além da pesquisa bibliográfica em bases de dados e apesquisa documental. Os dados qualitativos foram analisados na perspectiva da Análise deConteúdo, segundo Bardin. Já para os dados quantitativos, optou-se pela Estatística DescritivaSimples quando da elaboração de gráficos e tabelas. Após a análise dos dados coletados,verificou-se que há o interesse dos jovens quanto às pesquisas científicas e quanto à Ciência eà Tecnologia. Entretanto, falta a eles a busca de forma ativa por pautas, ferramentas eprodutos que estejam ligados à área científica. Ademais, constatou-se, por meio doquestionário aplicado, que o formato em audiovisual seria o mais atrativo para falar de ciênciae divulgação científica – o que contribuiu para a elaboração do documentário. Dessa forma, osresultados oriundos do grupo focal com os estudantes, após a exibição do produto,demonstram que as questões de tempo, formato, acessibilidade, entre outras, foram atendidas– tornando o produto algo que causasse interesse e curiosidade nos discentes do ensino médiointegrado do IFS.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19150-8b2e1ce06f