Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIO BERNARDO DE OLIVEIRA ALVES
12/07/2023 13:07
O ano de 2023 marca 42 anos de epidemia de Aids e, apesar dos avanços na área da
Biologia e da Medicina, vivemos o que os pesquisadores denominam de terceira onda
de epidemia (MANN, 1987). A epidemia do preconceito e do estigma. Muito por conta
dos efeitos negativos da síndrome, mais também pelo impacto causado pela
midiatização dos temas relacionados da síndrome. Com o objetivo de analisar o discurso
publicitário sobre a Aids, a partir das campanhas veiculadas pelo Ministério da Saúde
entre os anos de 2018 e 2022 e como essas campanhas tem contribuído no
enfrentamento do preconceito e do estigma que o HIV causa, a pesquisa busca em
última instância se apropriar, a partir da Teoria das Representações Sociais e dos
pressupostos teóricos da agenda setting, do tema no âmbito da comunicação
institucional do Governo Federal brasileiro. O percurso traçado para elucidar as
problemáticas sociais da Aids dialoga acerca do poder, estigma, preconceito e exclusão.
Os dados foram coletados no acervo de campanhas publicitárias disponível no site do
Ministério da Saúde direcionado no combate as infecções sexualmente transmissíveis. O
material coletado será analisado à luz da Análise Crítica do Discurso (ACD).
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